Solicitar proposta

Conheça os tipos de ativos do balanço patrimonial

8 de julho de 2021 / Contabilidade

Mesmo que o empreendedor conte com uma boa administradora contábil, é importante que ele entenda sobre balanço patrimonial e ativos. 

Saber quais são os tipos de ativos é extremamente importantes para determinar o sucesso, a saúde financeira de uma empresa e a sua composição financeira. 

Mas é importante que esse conhecimento não fique centrado exclusivamente com o contador da empresa, mas também com o empreendedor, afinal, ele deve saber o que se passa com o seu negócio. 

O ativo engloba tudo que é de direito da empresa, ou seja, todos os bens, recursos e dinheiro que a empresa receberá. Porém, a grande questão é que os ativos são formados na verdade, por diversos tipos. Vamos ver quais são eles?

Tipos de ativos do balanço patrimonial: 

1- Ativo circulante 

O ativo circulante diz respeito aos direitos e bens, mas, neste caso, com maior liquidez. Ou seja, tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro para a empresa a curto prazo, como no caso de estoques, depósitos, matéria-prima, mercadoria, contas a receber, transferências e mais. 

Neste item, existem mais 3 subcategorias. São elas: 

Ativo circulante cíclico: 

O ativo circulante cíclico diz respeito aos ativos relacionados ao cotidiano da empresa. Como são regulares, é comum que eles passem despercebidos, mas seu registro é tão importante quanto qualquer outra categoria. 

Ativo circulante operacional: 

O ativo circulante operacional representa os direitos da empresa provindos dos processos operacionais. 

Ativo circulante líquido: 

Diz respeito aos bens que a empresa ganha por meio de atividades e investimentos da empresa. 

2 – Ativo não circulante

O ativo não circulante, como o nome já antecipa, representa os ativos que a empresa só resgatará após médio ou longo prazo.

4 grupos subdividem o ativo não circulante: 

Investimentos:

Todas as aplicações feitas na empresa com o objetivo de aumentar a sua capacidade produtiva ou de arrecadar mais recursos sem sobrecarregar os colaboradores, sendo uma das principais formas, a compra de ações. 

Realizável a longo prazo

Se refere ao grupo de direitos que só passam a valer após 360 dias, bem como contratos de mútuo valor, e recuperação de impostos. 

Intangível

São os direitos relacionados à empresa. Ou seja, os bens imateriais, mas que agregam valor competitivo à empresa.

Imobilizado

Se trata dos bens materiais e que formam o patrimônio da empresa, como por exemplo prédios, carros e terrenos. 


Por fim, contem para a gente: já conheciam esses conceitos?

Procure uma notícia

Desenvolvido com 💚 pela outlab.