Solicitar proposta

Entenda porque a contabilidade para pequenas empresas é necessária (e muito!)

20 de julho de 2021 / Contabilidade

No Brasil, 80% das empresas fecham no primeiro ano, e uma das “culpadas” é a falta de assessoria contábil. 

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Existem muitas burocracias, leis, e gastos. Por isso, desde o momento da sua criação, a assessoria contábil deve guiar a empresa para ações planejadas e as decisões mais assertivas. Isso evitará erros e gastos desnecessários. Vem entender melhor os principais momentos em que a contabilidade para pequenas empresas é essencial!

Viabilidade financeira:

Antes mesmo da criação do negócio, é importante que haja uma análise aprofundada para entender se ele é viável. Além disso, durante o planejamento de próximos passos (como na contratação de colaboradores), deve-se levar em consideração a viabilidade financeira e se a empresa consegue se sustentar, mesmo com gastos adicionais.  

Escolha de regime tributário:

No momento de criação e registro da empresa, o empreendedor deve escolher o regime tributário para o seu negócio. Caso ele não faça a escolha mais adequada, existem grandes chances de gastos desnecessários. 

Assim, o papel da assessoria contábil será essencial, visto que ela poderá recomendar o regime tributário mais adequado para a empresa. 

Auditoria para pequenas empresas: 

Apesar de não ser muito comum, as pequenas empresas deveriam implementar a auditoria com mais frequência. Afinal, é importante que a empresa entenda se está nos parâmetros legais e/ou se existem problemas que tenham passado despercebidos. 

Dessa forma, pode-se compreender a importância da contabilidade para pequenas empresas, mas também para todo tipo de negócio.

Precisa da nossa ajuda? Conte conosco

Procure uma notícia

Desenvolvido com 💚 pela outlab.